Home / Refrigeração / Os tipos de refrigeração – Curso de refrigeração

Os tipos de refrigeração – Curso de refrigeração

Veja neste artigo Os tipos de refrigeração!

1-REFRIGERAÇÃO POR EVAPORAÇÃO NATURAL.
evaporação naturalUm exemplo elementar deste tipo de refrigeração é a seguinte: se molharmos as nossas mãos e as colocarmos numa corrente de ar, sentiremos uma sensação fria nelas. Isto se deve a que a água começa a evaporar-se e para isto, necessita calor. O calor é retirado da própria mão e como consequência, diminui sua temperatura. Este método elementar de diminuir a temperatura de um corpo abaixo da temperatura ambiente, é conhecida como “Refrigeração por evaporação natural”. A evaporação de um líquido pode ser feita sob uma corrente de ar seco, ou também, reduzindo a pressão que atua sobre o mesmo. Em ambas as situações, a troca do estado líquido para o gasoso, consegue-se com calor. Quase todos os métodos de refrigeração baseiam- se no aproveitamento do calor latente de um corpo, para mudar o seu estado físico. De acordo com isto, imagine que temos uma vasilha com água e a embrulhamos com um pano úmido. Logo depois, fazemos passar uma corrente de ar seco sobre o embrulho todo. O resultado será que o pano começa a secar, ou seja, a água se evapora, retirando o calor da própria vasilha e a consequência é que a água contida em seu interior, começa a esfriar. Para obter, ainda pelo método de evaporação, um maior efeito frigorífico, no lugar da água, são necessárias outras substâncias que têm o seu ponto de ebulição inferior ao dela, e desta maneira, sua evaporação ocorre com maior facilidade. Geralmente, nestes processos de refrigeração utilizam-se produtos químicos com o seu ponto de ebulição a uma temperatura inferior ao zero grau, ou seja que, à temperatura ambiente, eles estão em estado volátil e sem condições de esfriar
o meio que o rodeia. Um produto que pode ser tomado como exemplo é o anidrido sulfuroso com o seu ponto de ebulição a 10º C negativos
(-10º C). Colocamos uma pequena quantidade desse produto num tubo de ensaio ou vidro, e depois colocamos esse recipiente na água. O calor contido na água será transferido às paredes do tubo e depois será absorvido pelo anidrido sulfuroso, que passará do estado líquido para o gasoso. O resultado imediato é a formação de gelo ao redor do tubo, e o resto da água terá sua temperatura diminuída, por convecção.

2-REFRIGERAÇÃO POR GELO.
curso refrigeraçãoVamos continuar falando sobre Os tipos de refrigeração, e este sistema de refrigeração por gelo é muito conhecido por todos nós e sem dúvida nenhuma, foi o sistema mais utilizado há muitos anos atrás. Um quilograma de gelo, para derreter totalmente, necessita absorver 80 calorias, ou seja que, com ele pode-se obter um bom efeito frigorífico. Um dos maiores
problemas deste tipo de refrigeração é que as temperaturas obtidas não são tão baixas, como as geradas por outros métodos. Podemos incrementar o efeito frigorífico utilizando gelo simples e junto com ele misturamos cloreto de sódio (sal comum), potássio, cloreto
de cálcio, etc. Também pode ser utilizado o gelo seco, que não é outra coisa que anidrido carbônico solidificado. O seu ponto de ebulição é de 62º C negativos (-62º C) e no estado sólido, sua temperatura fica entre – 78º a -80º C. A grande vantagem do gelo seco é que ele passa do estado sólido ao gasoso sem necessidade de passar pelo estado líquido. Isto significa que o local onde ele estiver, permanecerá seco. Devido a seu pouco peso, ele é utilizado no transporte rodoviário e conservação de sorvetes.

3-REFRIGERAÇÃO POR EXPANSÃO RÁPIDA DO AR.
Os tipos de refrigeração
Uma das formas mais simples de obter refrigeração por meios mecânicos é tentando comprimir ar no interior de um recipiente e logo depois, tirar parte do seu calor. Este ar comprimido e esfriado, logo depois, pode ser rapidamente expandido. Desta maneira, pode-se obter um efeito refrigerante no meio que rodeia o mesmo.
Para poder entender isto melhor, ainda é necessário conhecer alguns conceitos fundamentais. Quando um gás é comprimido, ele tem sua temperatura aumentada, ou seja, que ele se aquece. Como exemplo, lembre-se o que acontece com a bomba de ar quando enchemos o pneu de uma bicicleta. Do mesmo jeito, é válida a inversa deste princípio, ou seja quando temos ar comprimido no interior de uma garrafa, o calor produzido durante a sua compressão é transmitido ao exterior através de suas paredes. Quando é aberta a garrafa e o ar comprimido sai, ele expande-se rapidamente e retira do meio ambiente o calor que o rodeia. Assim se produz o efeito frigorífico ao redor da saída da garrafa, inclusive a condensação de umidade do ambiente. É semelhante ao que acontece com uma lata de spray, etc. Quando é liberado o gás ou líquido que sob pressão, encontra-se no interior de um recipiente, eles esfriam ou até congelam, pois retiram o calor dessa área ao se expandir. Considerando esses pontos principais, é possível obter uma boa refrigeração por meios mecânicos utilizando os seguintes componentes: um compressor, um cilindro de esfriamento, uma válvula de controle e uma caixa ou local para colocar os produtos que desejamos esfriar. Na figura pode ser observado que o compressor foi substituído por uma bomba de ar ou cilindro que contém um pistão e assim pode fornecer ar sob pressão ao cilindro de esfriamento. Veja que na entrada do cilindro há uma válvula, para que o ar possa entrar e ter o seu retorno impedido. A válvula de controle permanece fechada até que o ar comprimido, e contido no interior do cilindro, tenha a sua temperatura reduzida. Quando a válvula é aberta, o ar sob pressão, dirige-se para a caixa e expande-se rapidamente, reduzindo mais ainda a sua temperatura e esfriando, assim, os produtos que encontram-se no interior do local.

4-REFRIGERAÇÃO PELO SISTEMA DE COMPRESSÃO.
refrigeração por compressão
Do mesmo jeito que a refrigeração com gelo, o método de compressão baseia-se na utilização do calor absorvido por um corpo, durante sua mudança de estado físico. Queremos deixar claro que não falamos do calor que absorve um corpo sólido quando ele se transforma em líquido e sim, no calor que retira um líquido quando vira vapor. Estes sistemas de refrigeração usam produtos químicos chamados “refrigerantes” e a sua condição fundamental é que seu ponto de ebulição é muito inferior à temperatura ambiente, geralmente, inferior ao zero grau centígrado. O sistema de compressão é o mais utilizado nos dias de hoje e sua vantagem principal é que o líquido, depois da sua vaporização, é recuperado, pois a circulação é feita no interior de um circuito fechado. Passaremos a descrever o sistema propriamente dito e logo depois, veremos cada um dos seus componentes. Na foto pode ser observado o circuito básico do sistema de compressão. O líquido refrigerante encontra-se no interior do evaporador e retira o calor do local onde ele se encontra e muda seu estado de líquido para vapor. Esses vapores são aspirados pelo compressor e fornecidos, sob pressão, para o condensador. Neste componente, ele vira líquido novamente e perde o calor que absorveu. Desta forma, o calor que os alimentos ou objetos tinham e que estavam localizados perto do evaporador, e o calor gerado pela compressão, são descarregados ao meio ambiente. O refrigerante necessário no interior do evaporado é fornecido pelo ingresso de mais refrigerante que vem do condensador, mantendo, dessa maneira, líquido refrigerante no evaporado. Na sua trajetória desde o condensador até o
evaporado, o refrigerante passa através de um dispositivo de expansão, onde ele perde a sua pressão e volta a ter a sua temperatura de vaporização. É assim que o circuito se completa e o refrigerante volta a ter condições de absorver calor, novamente.
estes são Os tipos de refrigeração.

About Anderson rey

Anderson rey, Nascido em Belém do pará no ano de 1980 casado, Empresário, técnico em refrigeração, técnico em lavadoras, eletricista predial, mais de 10 anos de experiência, empreendedor. objetivo dele é, ser feliz e fazer pessoas felizes.

38 comments

  1. Anderson Rey.

    construí uma câmara fria de 3 x 3 x 2 metros, dividias em 2 cômodos de 1.5 x 1.5 x 2, um para ser um freezer e o outro para ser a geladeira..

    Solicito se possível vc me informar qual motor(bomba de vácuo) e qual compressor, comprar, que faça essas câmaras funcionar normalmente.

    ou se vc tiver alguma apostila ou livro que ensine, a calcular, qual aparelhagem comprar para fazer essas câmaras funcionar.

    por favor me indique, que irei adquirir.

    Desde já os meus agradecimentos.

  2. luis zaqueu zunguze

    oh anderson eu preciso de manuai de montagem de ar condicionado casete

  3. Oi Anderson Reis tem como eu comprar o curso só das lavadora lava e seca eu já sou técnico mas das lavadora lava e seca eu não tenho conhecimento profundo teria como adquirir só curso da lava e seca

    • ok amigo o curso só de lava e seca estaremos lançando até dia 15 deste próximo més no máximo ok será o maior curso de lava e seca do Brasil

  4. gostaria de comprar seus curso de refrigeraçao, como q eu faço amigo ?

    • Olá Messias, Tudo bem? Esperamos que sim! Entre em nosso site https://refrimaq.org/ Clique em cursos, e escolha o curso que deseja, lá você irá encontrar todas as informações, e no final da página encontrar um botão verde escrito comprar. Basta clicar em comprar e seguir todas as informações posteriores! Você pode comprar nossos cursos por cartão de credito ou via boleto bancário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

REFRIMAQ - Copyright 2018 MARCA REGISTRADA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CNPJ: 28.062.401/0001­-95 - Nosso whatsap (48) 3017-0100 - Atenção esse whatsap não é para suporte dos alunos, mas sim para informações de cursos e parcerias.