fbpx

Barulhos na geladeira, como resolver?

Barulhos na geladeira, como resolver?

 

Olá, nesse artigo vamos falar de um problema que incomoda muito: os barulhos na geladeira, como resolver.

Mas, porque fica mais evidente à noite os barulhos na geladeira, como resolver?

Os barulhos na geladeira tendem a ser mais evidentes à noite porque é o momento que, geralmente, têm menos ruídos externos, é mais fácil perceber alguns barulhos na geladeira ou qualquer tipo de ruído.

E aí, como resolver esse problema?

Sabia que a maioria das vezes é apenas uma situação simples de resolver os barulhos na geladeira!?

E, você como técnico, pode instruir seu cliente para que possa, ele mesmo, resolver esse seu problema e ter noites mais tranquilas sem barulhos na geladeira.

Há problemas ou diversas situações que podem gerar barulhos na geladeira semelhante, muitas vezes, esses estalos ocorrem por causa do gelo que vai se desprendendo no momento do degelo ou pedaços de gelo que se desprende, e bate no ventilador, vez ou outra. Ou, em outras situações que fazem com que esse gelo se acumule demais, nesse caso, seria um defeito do refrigerador.

A primeira dica, e uma das mais importantes, é lançar mão do manual técnico ou manual de instruções do refrigerador do cliente.

Pois, lá você encontra informações valiosas do produto, lembrando que tem modelos e marcas que fazem mais barulhos na geladeira que outras, dependendo esquema que ela foi elaborada, dentro de todo sistema frigorígeno.

Então, você que é técnico, sabe que no fundo da parede do congelador da Frost Free, há pequenas saídas ou entradas de ar, por onde ocorre a troca de circulação de ar, de baixo para cima.

Essa saída de ventilação, que tem dentro do congelador, precisa estar com a passagem livre para que circulação do ar possa correr normalmente.

Acontece que, muitas vezes , o cliente enche demais o congelador, bloqueando a passagem de ar, dificultando essa circulação de ar, e,  consequentemente a formação de gelo e o entupimento, uma vez o vento frio bate no alimento, e essa inconstância faz com que as partículas do ar frio que que vai formando, comece a obstruir essa passagens de ar, onde corre vento e formação de gelo próximo ao ventilador.

E esse gelo, por conseguinte, começa a bater no ventilador e daí a origem dos barulhos e estalos. É preciso instruir o cliente para que ele afaste os alimentos do fundo, permitindo, assim, as passagens de ar.

Nesses casos, qual o passo a ser seguido?

Desligue, por algumas horas, o refrigerador, até que derreta o gelo. Em seguida, ligue a geladeira e oriente seu cliente a organizar os alimentos lá dentro.

Quando ocorre um problema técnico, onde geladeira não está fazendo degelo e acaba acumulando gelo demais, e percebe-se que ela vai parar de gelar e, por conta disso, o acúmulo de gelo bate no ventilador. Nesse caso, chama-se um profissional para fazer o conserto, pois ele fará testes no termo fusível ou na placa.

Vamos citar, agora, sobre o chiado que acontece por causa da expansão do fluido refrigerante no congelador, onde cria gelo.

Imagine a situação, o cliente comprou a geladeira e esta faz um barulho que vem do compressor, ou o técnico acabou de trocar o compressor e agora o cliente reclama que há barulho de motor muito alto, à noite, é normal isso acontecer.

É comum ele estranhar, pois pode ser que ele tinha uma geladeira que fazia menos barulho no compressor e agora tem uma outra geladeira com outro modelo de compressor que faz barulho e, que na verdade, é apenas o compressor funcionado.

Vale a pena lembrar, que, às vezes, um compressor mal instalado, sem as borrachas ou com alguma coisa metálica encostando no motor ou até mesmo aquele reservatório de líquido que fica em cima do compressor que resfria o compressor de ar do degelo.

As vezes acontece do cliente tirar o reservatório de água para limpar e quando coloca de volta ele fica mal encaixado, e é comum fazer barulho.

 

Barulhos na geladeira

É muito importante verificar e encaixar novamente para evitar barulho, instalar compressor de forma correta, sem deixar nada encostando nele porque é a vibração do compressor a causa do barulho. Às vezes, os técnicos colocam filtros novos e deixam encostando no compressor, consequentemente vai vibrar.

Outro barulho que incomoda é o de água, ocorre principalmente em geladeiras que tem a conexão com uma saída e entrada de água, ou seja, tem bebedouro na porta ou que tem aquela função que enche o reservatório de água automaticamente e pode ser o reservatório enchendo.

Como funciona: ela mesmo enche e para o enchimento para que crie gelo no reservatório de água. Seja lá qual o modelo é muito importante verificar isso, afim de evitar os barulhos na geladeira.

Existe situação em que as geladeiras são muito antigas.

E, quando o técnico faz algum tipo de serviço e não faz a limpeza no sistema, não troca o filtro, ou congelador furou e fizeram a solda no congelador e depois disso há na geladeira barulho de água circulando no sistema, isso deve ser umidade no sistema.

É um trabalho muito delicado de se fazer, nesse caso se faz uma limpeza no sistema, tirar toda a umidade desse sistema e colocar o gás que forma correta.

Exige conhecimento técnico para ter certeza se tem necessidade de reparar isso.

Sempre verificar a geladeira se ela está bem posicionada, com os pés bem regulado.

Pois, geladeira mal posicionada pode trepidar, causando algum tipo de barulho.

Regule e instale a geladeira no local conforme o manual do usuário está indicando, e assim acabar com os barulhos na geladeira.

Outra coisa comum, são as prateleiras, às vezes, a dona de casa tira alguma prateleira e na hora de colocar no lugar, pode ser que fique mal posicionada.

Sabe-se, que a geladeira frost free possui um ventilador no congelador.

E, caso tenha alguma coisa mal encaixado, ou com alguma folga ou prateleira folgada e, consequentemente haverá trepidação.

Então, oriente seus clientes a verificar as prateleiras, afim de evitar os barulhos na geladeira.

Entretanto, há a possibilidade do barulho não vir da geladeira, mas de alguma coisa que está encostada nela.

Portanto, verifique toda a região na parte de trás e nas laterais para ter a certeza de que não tem nada encostado na geladeira.

Pois, pode provocar a trepidação, ou colocam em cima da geladeira cristais ou objetos de vidro que faz barulhos na hora da trepidação.

Os modelos FROST FREE são mais complexos, completos e automáticos.

Uma vez que possui um sistema de dois ciclos, inclusive com a função de degelo automático.

Esses dois ciclos são:

  • O ciclo frio, que acontece no momento que ela tá circulando fluido refrigerante, resfriando a parte interna
  • O ciclo quente que é fora, onde o condensador esquenta automaticamente.

Essa frequente mudança de ciclo, acaba gerando contração e dilatação resultando na fricção entre as moléculas dos materiais da geladeira, isso é normal.

Nem todos chiados estalos que há na geladeira são problemas, apenas sinais de que ela está em pleno e perfeito funcionamento.

É claro, que em estalos e chiados bem maiores  solicite um técnico especializado.

Ele vai desmontar a parte que seja necessária com conhecimento para tentar encontrar o defeito está reparando o problema.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

 

você pode se interessar:

Como limpar máquina de lavar roupa e como evitar sujeira?

Lavadora Brastemp Double Whash 15 kg Review por uma dona de casa

Electrolux Mini Duo (LSE03) de parede para embutir

 

Refrimaq Dicas e Cursos no Youtube

                                                                                                         Refrimaq Dicas e Cursos no Youtube

Sobre Anderson rey

Autor: Anderson rey, Nascido em Belém do pará no ano de 1980 casado, Empresário, técnico em refrigeração, técnico em lavadoras, eletricista predial, mais de 14 anos de experiência, empreendedor. objetivo dele é, ser feliz e fazer pessoas felizes.

One comment

  1. Anderson tendras muchas experiencia y mucho titulo pero no aprendistwe todavia como poner rodamientos… No podes colocarlo golpeandolo en el centro…se golpea ligeramemnte sobre el borde exterior-… Muy mal lo tuyo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

REFRIMAQ - Copyright 2019 MARCA REGISTRADA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CNPJ: 28.062.401/0001­-95 - Nosso whatsap (48) 3017-0100 - Atenção esse whatsap não é para suporte dos alunos, mas sim para informações de cursos e parcerias. Email: Suporte@refrimaq.org