Ar-condicionado pingando água: Como resolver ?

Seu ar-condicionado pingando água? Quer saber como resolver este defeito comum em ar condicionados split? veja as dicas neste artigo.
Ar-condicionado pingando água

O ar-condicionado split pingando água é algo muito comum, é sinal de que algo não está funcionando corretamente. De fato, isso pode indica a necessidade de uma limpeza ou manutenção técnica em seu ar-condicionado split.

Independentemente da causa, essa situação pode impedir o uso adequado do seu aparelho, causando incômodos e, em casos extremos, até mesmo exigindo a aquisição de um novo sistema de climatização. 

Neste artigo, abordaremos as principais razões para o vazamento de água em um ar-condicionado, bem como métodos seguros para solucionar o problema e prevenir sua recorrência.

Principais causas da pingadeira de água em um ar-condicionado split.

As razões para pingar água em um ar-condicionado podem variar consideravelmente. Portanto, é de extrema importância que você esteja ciente desses motivos, a fim de buscar as melhores soluções para resolver esse inconveniente.

Certamente, a ausência de manutenção adequada é a causa primordial dos vazamentos em tais aparelhos, principalmente devido ao acúmulo de sujeira nos filtros. No entanto, outras causas também podem estar envolvidas.

Os principais responsáveis por esse problema de vazamento de água em um ar-condicionado geralmente incluem:

É normal pingar água do ar condicionado? Não, não é normal.

  •  Problemas na instalação do ar condicionado split

Se o seu sistema de refrigeração foi recentemente instalado e está apresentando vazamento de água, é provável que a instalação tenha sido realizada de forma inadequada. 

O ar-condicionado que goteja água pode ser o resultado do uso de tubulações com diâmetro menor do que o necessário ou do que é recomendado pelo fabricante do produto.

Além disso, se seu ar-condicionado pingando água é possível que vários aparelhos estejam conectados à mesma tubulação de drenagem. Outros erros potenciais na instalação que podem resultar em vazamento de água incluem:

seu ar condicionado está pingando agua?
- Montagem da unidade evaporadora na parede de forma irregular (com desnível).
Ar-condicionado pingando água saiba como resolver
- Montagem da unidade evaporadora na parede de forma correta (com nível).

Portanto, para resolver este problema é necessário reinstalar a evaporado do ar condicionado com nível 100% alinhado. Assim, a bandeja de drenagem pode conter a água e escoar corretamente pela mangueira de drenagem.

  • Utilização de mangueiras de drenagem sem o devido declive ou obstruídas;
Exemplos de mangueira de drenagem irregular e regular

Mais algumas possibilidades:

  • Problemas de limpeza e acúmulo de sujeira no ar condicionado pingando água.

Contudo, é comum que as bandejas de dreno dos sistemas de ar-condicionado e filtros da evaporadora acabem se sujando devido ao uso constante, essa sujeira se torna uma das principais razões para vazamentos indesejados.

Por causa de acúmulo de detritos e sujeira obstrui a passagem de água para o sistema de drenagem (mangueira de dreno), resultando em vazamentos. Por essa razão, é fundamental realizar a limpeza periódica do seu aparelho.

Portanto, para evitar não apenas os gotejamentos indesejados do ar-condicionado, mas também doenças respiratórias e alergias. Por isso, é importante realizar a higienização e programar manutenções preventivas com regularidade. 

Pois, essas ações não apenas garantem o bom funcionamento do aparelho, mas também contribuem para a sua durabilidade.

Contudo, a higienização completa do aparelho de ar condicionado deve ser feita por um técnico refrigerista profissional.

Em suma, a limpeza dos filtros internos podem ser facilmente limpos por qualquer pessoa mesmo sem conhecimento técnico, basta ver o manual do usuário que vem com o aparelho ou baixar facilmente na internet conforme o modelo de marca do aparelho. 

No entanto, isso deve ser feito no mínimo uma vez ao mês

Limpeza filtro do ar condicionado split
Exemplo de como retirar filtro do ar condicionado para limpar
Ventoinha do ar condicionado sujo e limpo

Casos específicos:

  • Problemas com a bomba de dreno no ar-condicionado.

Pois, quando um ar-condicionado está pingando água, a causa pode estar relacionada à obstrução ou ao mau funcionamento da bomba de dreno. 

Pois, as bombas de dreno desempenham um papel crucial quando não há pontos de drenagem próximos para escoar a água condensada.

No entanto, é importante ressaltar que esses componentes também requerem cuidados regulares e manutenção para evitar potenciais vazamentos.

Atenção: Somente modelos específicos tem essa bomba de drenagem, ou se for adaptada para resolver problema de desnível no projeto de drenagem.

Bomba de drenagem de dreno para ar condicionado
  • Entrada de ar quente no ambiente

Quando a vedação do ambiente onde o ar condicionado estiver instalado não é realizada de maneira adequada, é possível que o ar quente do ambiente penetre no aparelho. 

Contudo, isso resulta na condensação da umidade do ar quando entra em contato com a superfície fria do ar-condicionado. 

Portanto, o excesso de umidade se acumula na parte inferior do aparelho, desencadeando gotejamento de água. 

Pois, a boa notícia que eu te dou é que essa questão pode ser solucionada por meio de uma vedação apropriada, evitando assim ar condicionado pinga água

ar-condicionado pinga agua
Ar condicionado pingado por condensação de água no ambiente
curso o segredo dos ar split
Curso de instalação e manutenção em ar condicionado: O segredo dos ar split.
Mais uma possibilidade de ar condicionado pingando água.
  • Gotejamento de microgotículas de gelo.

Em sistemas de ar-condicionado do tipo Split, é comum ocorrer gotejamento causados pelo congelamento da serpentina (tubulação interna do ar condicionado).

Pois, o congelamento da serpentina é primordialmente ocasionado pela obstrução da passagem de ar devido ao acúmulo de sujeira. 

Quando o ar frio flui através do equipamento, esse acúmulo de sujeira propicia o congelamento do aparelho. Ocasionalmente, o excesso de gelo produzido pode também levar ao entupimento da serpentina.

Eu vou te mostrar, outras coisas que podem acontecer congelamento é problemas técnicos como por exemplo:

Portanto, aqui algumas possibilidades:

-Falta de fluido refrigerante(gás).
-Ventilador interno girando lentamente.
-Sensor de temperatura ou de degelo com defeitos.
-Tubulação do gás estrangulado.
-Placa com defeito.
-Etc.

Essas são algumas razões a mais de ar condicionado pinga água.

Contudo, a solução para esse problema requer a assistência de um técnico qualificado para realizar a devida higienização e se for o caso a manutenção do sistema, garantindo seu pleno funcionamento.

Criação de gelo no ar condicionado

Em suma, essas são as causas mais comuns de o ar condicionado pingando água, pode haver diversas outras possibilidades, eu te aconselho a solicitar uma visita técnica para analisar com mais detalhes.

Vai a dica: Se você deseja ter em mãos mais conteúdos e dicas técnicas baixe o aplicativo Refrimaq grátis na google play aqui a baixo.

aplicativo refrimaq Manuais técnicos lava e seca
Aplicativo refrimaq
Compartilhe seu amor
0 0 votos
Avalie este conteúdo
Se inscrever p/ receber resposta
Avise-me
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Faça uma pergunta, eu Anderson rey terei o prazer em responder.x
SiteLock